quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Faleceu Luiz de Carvalho, pioneiro da música cristã no Brasil, vítima de AVC

Publicado por Tiago Chagas em 18 de novembro de 2015

O cantor Luiz de Carvalho faleceu na última terça-feira, 17 de novembro, aos 90 anos, na cidade de São Bernardo do Campo, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido em 27 de outubro último.
Carvalho, que também era evangelista, foi um dos pioneiros da música cristã no Brasil, e marcou o início da modernização da música cristã ao introduzir o violão entre os instrumentos de culto em 1955, quando muitos pastores consideravam o instrumento de cordas “profano”. O cantor também foi o primeiro artista cristão a gravar um Long Play (LP) de 33 RPM (rotações por minuto), e o fundador da gravadora Bompastor.
A saúde de Luiz de Carvalho já vinha debilitada desde outubro de 2014, quando ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. Em janeiro deste ano, já recuperado, o cantor gravou um vídeo ao lado da filha, Priscila, cantando a música “Em Fervente Oração”, tida como uma das composições clássicas da música cristã brasileira.
Ao longo dos últimos meses, a família de Luiz de Carvalho atualizou a página do cantor no Facebook, apresentando informações sobre seu estado de saúde, que se mantinha grave, mas estável.
No último domingo, 15 de novembro, a filha do cantor publicou uma foto em que ela, o pai e a mãe estavam de mãos dadas, e na legenda informou que estava feliz por saber que Luiz de Carvalho se mantinha consciente, apesar da dificuldade de falar e abrir os olhos. “
“Papai, mamãe e eu JUNTOS, na saúde ou na doença. Sempre olhando para Cristo, autor e consumador da nossa fé! Aquele que não nos desampara, que nunca falha […] Glórias a Deus nas alturas pelos irmãos que estão nos apoiando neste momento de dor. A decisão dos médicos é não realizar mais nenhum procedimento invasivo, pois isso apenas causará maior sofrimento. Mesmo sem abrir os olhos e sem falar, nosso amado cantor sorri quando pedimos. ‘Pai, dá um sorriso para mim, eu estou aqui com você’. E ele sorri. Este é o meu maior presente. Ele sabe que estamos com ele, que não vamos deixá-lo”, escreveu Priscila.
Dois dias após essa publicação, Luiz de Carvalho terminou sua jornada. “Hoje, por volta das 4:30 da manhã os anjos do céu receberam nosso amado Luiz. Ele descansou. Foi cantar lá no céu. Depois de 90 anos aqui nesta terra, mais de 40 álbuns lançados, 2 DVDs e um livro, Deus o chamou. Sabemos que somos estrangeiros nesta terra. Não devemos esperar que Deus nos poupe do dia terrível e triste, mas jamais devemos duvidar de sua companhia quando esse dia chega. ‘Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração’. 2 Crônicas 16:9”.
A filha de Luiz de Carvalho também destacou a importância que seu pai teve em sua própria decisão de seguir a Cristo, e que o testemunho de vida dele a inspirava: “Luiz foi um homem que deu sua vida pelas outras pessoas. São incontáveis os testemunhos que vemos e ouvimos de pessoas que foram aos pés de Cristo através dos louvores, testemunho e pregações de Luiz. 90 anos, dos quais sua maior parte dedicados a trabalhar por Jesus. Agradeço Deus todos os dias pela vida do meu pai. Ele me ensinou a ser tão apaixonada por Jesus como ele, viver para Jesus”.
Para você ouvir este video e o que vem após, primeiro você  dá pausa na rádio on line, que está em cima do lado direito embaixo do Pró Sertão, então clica no vídeo para tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...