terça-feira, 26 de abril de 2016

SCEN EXPONDO A PALAVRA DA VIDA (Reflexão)

O Repórter de Deus tem a honra de publicar na íntegra a Reflexão feita pelo Dr. Carlos Stoner, ex-diretor do Seminário Cristão Evangélico do Norte, SCEN por ocasião das comemorações do seu octogenário em São Luis Maranhão.



Expondo a Palavra da Vida  (23 de abril de 2016)
I.  A História da Fundação do Seminário Cristão
        Como todos sabem, o SCEN tem uma história extraordinária da provisão divina, ligada ao esforço humano, durante esses 80 anos de sua bela existência.  Deus e o homem cooperando neste grande projeto de educação teológica!  A abordagem da minha reflexão hoje a noite começará com um resumo da histórica da fundação do Seminário, por duas razões:  (1) Alguns aqui presentes não sabem nada sobre o começo do SCEN, e realmente precisam saber! Como alguém poderia apreciar bem o presente momento, se ele ou ela não sabe os eventos importantes do passado?   (2) Outros sabem, ou sabiam dessas coisas, mas eles têm esquecido algumas partes desta impressionante histórica. Esses estarão lembrados!
         Naqeles dias, nos anos 30, não houve um Instituto bíblico que ensinava a palavra de Deus no estado do Maranhão.  Cada obreiro, missionário e igreja fazia seu melhor, evangelizando os perdidos, ensinando os novos crentes.  A ceara estava branca, pronto para a ceifa, mas faltavam obreiros preparados para aproveitar as oportunidades.  Os habitantes de muitos povoados no interior do Estado não ouviram ainda a mensagem clara da salvação em Cristo, a verdade da salvação somente pela graça, através da fé. O povo indígena também começava a se interessar no evangelho de Jesus Cristo, mas onde estavam os obreiros? 
         Em 1933 em Barra do Corda, Maranhão, houve uma reunião de oração procurando a vontade de Deus sobre o desejo e necessidade de fundar um Instituto Bíblco.  Por que? Porque a escola serviria para preparar obreiros e evangelistas, inclusive missionários para alcançar o povo indígena.  Sim, existia a necessidade de um Instituto para a preparação de obreiros, porém, ninguém sabia como seria possível um projeto de tal tamanho. 
         O missionário canadense Jorge Tomás voltou para Canadá em 1934.  Numa entrevista que Pr. José Lucimar da Rocha fez com Rev. George Thomas na festa do Jubileu de Ouro do SCEN em 1986, há 30 anos, o Pr. George falou o seguinte sobre a fundação do Instituto:  Mesmo trabalhando entre os índios, eu sempre vi a necessidade, mas não queria começar, por duas razões: uma, eu não me sentia capacitado, e outra, não possuia recursos financeiros. 
         Ele explicou adiante na entrevista com Pr Lucimar como uma professora na Canadá queria saber algo a respeito do trabalho no Brasil.  E ele continuou:
         Ela fez-me uma pergunta desafiadora: “Por que você não começou um Instituto Bíblico?”   Estava lançada a idéia.  De volta para casa, reunido com meus pais, na hora da oração familiar, chega um portador e me entregue um cheque postal no valor de 3 dólares.    No envelope uma nota dizia: “Este dinheiro é para você começar um Instituto Bíblico no Brasil”.  Minha irmã exclamou: “Louvado seja Deus!  O trabalho já começou!” Mas eu pensei: “45 mil réis...”  Mas foi assim que a obra começou.  Continue lendo:  Clic abaixo

         O Reverendo Jorge Tomás escreveu depois como o Senhor estava dirigindo até aquele ponto na fundação do Instituto.                                                                                                            Em primeiro lugar, estavam no Brasil aqueles que tinham orado e desejaram uma escola; em segundo lugar, existiam aqueles no Canadá que sentiram que o projeto deveria tornar-se uma realidade; terceiro, a certeza pessoal da chamada de Deus e Sua vontade mostrada para mim; em quarto lugar, a chegada dessa pequena contribuição de três dólares foi um sinal ou prova da capacidade de          Deus de suprir tudo necessário relacionado a esse projeto.
         Jorge Tomás voltou ao Brasil, e o ano de 1935 foi quando tentaram resolver aonde a escola seria localizada.  Santa Isabel, sede da Missão no Pará naquela época, não foi viável. Sondaram a possibilidade de São Luis mas não deu certo.  Barra do Corda, devido a sua distância e isolação, também não foi uma boa opção.  Porém, persistia o sentimento que, onde a visão foi primeiramente recebida, foi realmente o melhor lugar de estabelecer o Instituto. Ali já tinha um grupo de jovens bem interessados de aprender mais a Palavra de Deus.  
         Rev Tomás foi para Barra do Corda em busca dos estudantes, e lá começou o trabalho no dia 21 de abril de 1936.  Foi chamado o Instituto Bíblico do Maranhão (IBM). O IBM abriu as aulas com dez alunos matriculados.  As aulas foram realizadas na Igreja Cristã da cidade de Barra do Corda.  Os alunos se hospedaram nas suas próprias casas, ou com parentes ou amigos. 
         Os primeiros anos de operação do IBM trouxeram várias mudanças e grandes desafios.  Surgiu a necessidade de procurar um local mais adequado, onde podia ser construído um prédio para o alojamento de alunos que chegariam de outros localidades.  A equipe da escola orava, e um fazendeiro doou um sítio que ficava três quilômetros fora da cidade.   Rev George falou o seguinte sobre a construção dos prédios:  Quando começamos a construir os prédios, não havia recursos suficientes, mas a proporção que íamos construindo, o dinheiro necessário ia aparecendo.    O novo prédio foi construído e ocupado em dezembro de 1937.
         O calendário do ano letivo não foi consistente nos primeiros anos.  No primerio ano de 1936 as aulas foram oferecidas somente de abril até setembro.  Em 1937, seis novos alunos chegaram, dando o total de 16.  As aulas daquele ano funcionaram apenas de janeiro a maio, devido a enfermidade de um dos professores.  Não houve mais aulas então, até o início de 1938.
         O IBM continuou no sítio Maranata perto de Barra do Corda até 1953. Durante aqueles 17 anos, houve muitos desafios e certos eventos importantes aconteceram.  A igreja em Barra do Corda foi a primeira para ser organizada no Brasil com o nome de Igreja Cristã Evangélica.  Isso foi em março de 1939.  Depois, seu regimento interno tornou-se o modelo para o grupo que reuniu-se em 1947, 8 anos depois, para formar a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Norte do Brasil.   O diretor do IBM, Rev. Jorge Tomás, foi eleito o presidente da nova associação de igrejas, isto é, a Aliança. 
         Quando a Aliança foi fundada em 1947, sua relação ao Instituto Bíblico do Maranhão foi marcante.  Um grupo composto de seis missionários estrangeiros e 16 obreiros brasileiros resolveram fazer o seguinte:
         “Fundar uma organização que poderia coordenar e orientar o trabalho dos formados do IBM (o Instituto Bíblico do Maranhão).”
         Assim, naquela época, o Instituto precisava tanto das igrejas, como as igrejas precisavam do Instituto.  Uma certa inter-dependência foi criada no início e continua até hoje.
         Em 1952 a saúde do diretor Jorge Tomás piorou e ele voltou para América do Norte.  Um missionário aos indígenas, Nilo Hawkins, foi escolhido para assumir a presidência do IBM em 1952.  O Instituto foi bem estabelecido em Barra, mas o número de alunos tinha caído para um total de15.  Foi resolvido, então, de transferir o IBM para a capital, São Luis, esperando aumentar o número de alunos com tal mudança. São Luis foi um local mais central e também mais assessível aos irmãos do Pará e Piaui. 
         Na época, nenhuma igreja da AICEB existia em São Luis, fazendo desse centro urbano um campo fértil para ser explorado para a implantação de novas igrejas, tanto pelo trabalho dos alunos como dos professores do IBM.  A escola funcionou durante alguns anos em prédios alugados no bairro da Aurora, até a compra do lindo campus atual, 12 quilômetros do centro de SLZ.  O número de alunos não aumentou muito até os anos setenta, porém, do ponto de vista de hoje, a mudança da cidade de Barra do Corda para Sao Luis foi a decisão certa. 
         Quando Nilo Hawkins saiu em 1954, o professor/missionário João Canfield tornou-se diretor e serviu durante 14 anos. O Rev João observou que foi uma luta para o IBM arraigar-se em Sao Luis, mas pela graça divina, e pelo esforço dele e dos outros, foi conseguido, tanto a construção dos prédios como o funcionamento do curso da escola.  Quem já comeu uma manga do sítio, lá no céu um dia pode agradecer Pr João Canfield e os outros pioneiros do sítio do Seminário!  A maioria dos alunos foram internos até o fim dos anos 70 quando mais alunos externos começaram a estudar aqui. 
         Em SLZ, o IBM continuava no seu propósito de preparar obreiros cristãos: primeiro, como missionários para o trabalho indígena; segundo, como evangelistas e obreiras para o trabalho com crianças e mulheres; terceiro, a preparação de pastores.  Pr Allan Stensvad serviu como diretor de 1967 a 1971. Pr Abdoral Fernandes da Silva assumiu o cargo de diretor em 1971 e continuou até 1981 quando Carlos Stoner foi instalado. Depois de mim, serviram como diretor por períodos sucessivos os seguinte pastores: o saudoso Elisabeto dos Santos, Silas Chaves, Jaime Vance, Gerhard Runck, Antonilson Bezerra, Wilson Britto, Tomé dos Santos e Anjos, e atualmente nosso querido Pr. Raimundo Mendonça.        
         Achei interessante como a mudança para SLZ coincidiu com um problema com o jogo de futebol.  Na época, alguns pastores antes da sua conversão, foram envolvidos com a práctica do mudanismo geralmente associado ao futebol.  Para esses irmãos, a bola não podia ser usada num programa de esportes no contexto cristão, sem ferir as convicções pessoais e testemunho cristão de todos!  No outro lado da questão, foram aqueles (a maioria missionários estrangeiros!) que pensaram que um programa de esportes, inclusive o futebol, deveria ser permitido, até programado para os benefícios óbvios para os participantes!  Para estes foi claro que convicções pessoais tinham que ser deixado ao lado para o bem do programa. 
         Como resolver isso?  Citando um adágio popular que aprendi do Pr Abdoral Fernandes da Silva, há muito tempo,  a água mole na pedra dura, tanto bate até que fura!  Quando a gente chegou para trabalhar no Seminário em ´74 os rapezes jogavam futebol, sim!  Sabe onde?  Foi permitido somente lá na praia do Olho D´agua nas segunda feiras a tarde!  Isso foi até nos anos ´80, durante o Curso de Complementaçao quando 15 pastores da AICEB passaram sete semanas hospedados aqui nos meses de janeiro e fevereiro por quatro anos.  Imagine quem jogava futebol neste sítio!  Então, desde 1983, o jogo de futebol foi permitido no sítio do SCEN!
         Uma atualizição do curso do Instituto aconteceu em ´62, e resultou na mudança do nome de Instituto Bíbico do Maranhão, para o Seminário Cristão Evangélico do Norte (SCEN).   Naquela época foi necessário que os candidatos tivessem completado apenas o primeiro grau (ensino fundamental), e mais tarde passou para exigir o segundo grau completo, isso é, o ensino médio de hoje.
II.  Fatores no Sucesso do Seminário
         Porque esse apanhado histórico do Seminário?  Apresentei esse material com o propósito de criar em todos nós uma nova apreciação, um orgulho santo, até, da maneira como o Seminário chegou de ser a Instituição que amamos tanto hoje.  É motivo de louvor a Deus!  >Creio eu  todos os presentes tem um interesse pessoal no Seminário.  Eu e minha esposa passamos um total de 25 anos trabalhando neste lugar como professores (15 + 10).  Saimos em 2010, e as saudades continuam do lugar onde criamos nossos três filhos, e onde formamos boas amizades com os outros professsores, funcionários e queridos alunos da casa.   
         Nesta altura, faço uma pergunta: Porque o Seminário Cristão tem gozado a bênção de Deus para ser bem sucedido na sua missão de educação teológica através dos anos, apesar dos problemas e desafios que tem enfrentado? 
         >Eu vejo duas razões principais, dois fatores importantes, que resultaram no êxito do Seminário:
         1.  O Êxito do Seminário é por causa da sua afinidade, sua lealdade para com a Palavra de Deus, a Palavra da Vida. 
         O salmista Davi destacou duas coisas que Deus exalta acima de todas as outras: o Seu nome e a Sua palavra.  Escute Sl 138.2 no NVI:                                                                              Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome       e a tua palavra.   Deus dá muito valor a Sua palavra!
      1.1 No passado... A Palavra de Deus era poderosa e efetiva.   Lembre de Hb 4.12 – Pois a      palavra de Deus é viva e eficaz e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela          penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos   e intenções do coração.
         Essa Palavra da Vida mostrava o poder de Deus em salvar e chamar os pioneiros da AICEB, inclusive os fundadores do SCEN, homens como Perrin Smith, João Batista Pinheiro, George Thomas outros.  Expondo a Palavra da Vida foi a atividade principal desses servos de Deus. É a Palavra da Vida porque pela pregação do evangelho vida eterna é prometida e conseguida por todos daqueles que crêem no nome do Senhor Jesus Cristo!  Matérias bíblicas sempre faziam parte dos cursos e currículos do Seminário.
 
1.2                No presente... O poder e influência dessa Palavra da Vida continua, o poder suficiente para salvar, santificar, chamar e vocacionar obreiros, também capacitando professores e funcionários para a nobre obra de ensino e administração.  Essa mesma Palavra da Vida também é poderosa para estabelecer e amadurecer todas as igrejas associadas ao Seminário!  Que recurso maravilhoso temos em nossas mãos e corações---- a Palavra da Vida, para servir nosso Deus vivo com todo desempenho! 

1.3                Para o futuro...Futuramente a Palavra da Vida mostrará seu poder de alcançar, transformar, chamar e preparar ainda mais pessoas para o Reino de Deus de todos os lugares e culturas, a medida que ficarmos fiéis a essa inspirada, inerrante Palavra de Deus, até a gloriosa volta de Jesus Cristo!
    
         Irmãos, sem a Palvra da Vida, a Sagrada Bíblia, a Palavra de Deus, o Seminário que amamos tanto não existiria! Que as matérias bíblicas e teológicas sejam sempre a base, a bússola, de todos as outras matérias e cursos nesta casa de profetas!

2.  O sucesso do Seminário é também devido a sua dependência da oração.

         Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de receber-mos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. (He 4.16)
         A idéia do IBM foi concebida num culto de oração em Barra do Corda, MA.  Seu fundador passou dias, semanas, orando sobre a possibilidade de lançar uma escola que seria usada para a formação de obreiros no Maranhão e além.  A resposta positiva de muitas orações foi conseguida no dia 21 de abril de 1936 quando o projeto foi lançado!

         Sabe qual é a evidência mais patente, a prova que a gente realmente confia e depende de Deus para levar nossas vidas e ministérios?  Não é nossos belos sermões e estudos bíblicos.  Não é o tamanho ou beleza de nossos templos, ou número impressionante de membros e congregados, nem o saldo de nossas contas bancárias.  Também não é o sucesso da equipe de louvor, ou de qualquer programação da igreja. 
                   Podemos medir o grau, ou o tanto, de nossa dependência de Deus pela importância e     tempo que dedicamos à prática da oração em nossas vidas e igrejas.  >Nos primeiros anos que a gente trabalhou no SCEN, houve um dia de oração todo        mês. Imagine, as aulas canceladas naquele dia, quatro vezes no semestre. Oração em          grupos e a sós.  Testemunhos, cânticos, a pregação da Palavra pela manhã e no culto        da noite. Naquela época foi mais fácil esse tipo de programação porque quase todos os        alunos       eram internos. Na realidade de hoje a estrutura certamente teria outra      expressão. 
                  >Me lembro o que Pr. Enoque Santana falou uma vez da sua experiência                 quando era aluno aqui. Todos dia depois do almoço, ele subiu no mato atrás deste auditório para passar um bom tempo em oração.  Este querido pastor, líder na Aliança, aprendeu como pregar bem aqui, mas ele também aprendeu como orar nesta casa!    Oxalá que a prática da oração continue com os alunos atuais do SCEN, para a glória          de Deus e para o avanço do reino de Deus!
         Sim, Irmãos, seja qual for nosso costume, precisamos tomar o tempo necessário em casa, na igreja, e no Seminário para derramar nossos corações em oração ao trono da graça!  Será que estamos orando como devemos?  O Seminário foi fundado pela oração.  Pela oração o SCEN tem sido sustentado através dos anos.  E pela oração, a intercessão, o Seminário continuará sua sublime missão de expor a Palavra da Vida por este grande Brasil!

         A Palavra de Deus e a oração.  Esses dois fatores têm tido sempre a base de ministérios bem sucedidos no avanço da Igreja de Jesus Cristo no mundo, seja que for o tempo ou o contexto daquele ministério.  É verdade que a obra social é importante.  Pessoas com fome precisam de comida antes de ter capacidade ou interesse na comida espiritual, a mensagem do evangelho.  Quem está doente, necessitado, ou sem casa precisa de muito ajuda.  A igreja não pode deixar com o governo a responsabili-dade toda para essas coisas.  Temos um papel importante de fazer o bem, primeiro por nossos próprios congregados, e depois pelos demais ao nosso redor. 
                   Porém, para cumprir a Grande Comissão de Cristo, é necessário que nós demos         mais prioridade à Palavra de Deus e à oração.  Como observamos, para a preparação de obreiros, o ensino da Palavra da Vida e a prática da oração, sempre são essencias,   fatores que jamais podem ser negligenciados.

****************************
         Imagine comigo, um dia na Igreja Primitiva, quando Pedro e Tiago estavam conversando.  “Sabe, Irmão”, disse Pedro.  “Quando o Espírito Santo veio naquele dia e tantas pessoas se converteram, foi o melhor dia da minha vida!”
 
          “Sim”, disse Tiago.  “Jesus disse para a gente ficar orando até o Espírito viesse, e foi assim mesmo que fizemos!  Nunca me esquecerei de você pregando com tanto fervor e convicção.  Não foram suas palavras, mas realmente a mensagem de Deus, e pronto, 3.000 convertidos!”  
        
         Respondeu Pedro:  “Me parece que as coisas tem mudado, sabe, Tiago.  Há tantos novos convertidos agora e todo mundo olha para nós, os apóstolos para fazer tudo, inclusive servir como garções!  Eu não me lembro da útlima vez que nós 12 reunimos só para estudar a Palavra de Deus, o Velho Testamento, e passar tempo em oração juntos. João e André me disse que estão com saudades daqueles tempos também.  Agora a gente passa o dia todo cuidadando desse pessoal. Olhe! Aí vem João agora mesmo...

         “Como vai, irmão João?  Você tem foga ou está indo para o refeitório agora?”     “Estou de folga e bem cansado de servir tantas pessoas famintas. Sabe o que aconteceu? Hoje Natanael esqueceu de levar o almoço para aquelas viúvas idosas, sabe, que sempre ficam sentadas a parte.  Ele disse que elas reclamaram muito!  Infelizmente ele não entendeu quase nada que falaram porque estavam falando grego para ele!” 

         Pedro tomou a palavra:  “Irmãos! Temos que fazer alguma coisa.  Não é certo negligenciaramos o ministerio da Palavra e a oração para servir as mesas.  Vamos reunir nós 12, junto com os demais discípulos para discutir este problema e achar uma solução!”  
                           
                                     ******************************

         E foi assim que aconteceu em Atos 6, onde foi registrado o o resto da história.  Sete homens bem qualificados foram escolhidos para assumir aquela tarefa importante, a distribuição diária de alimento.  Os apóstolos, porém, voltaram para dar prioridade àquilo a qual foram chamados, a oração e ao ministério da Palavra.  Lucas escreveu o seguinte, mostrando-nos como isso deu certo:  “Assim, a palavra de Deus espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos...”

III. Conclusão
         Sim, Irmãos.  O Seminário Cristão Evangélico do Norte tem uma bela história de 80 anos de funcionamento.  Esse projeto que começou com uma visão e uma oferta de apenas três dólares, deu certo porque essa casa é a obra de Deus, a prova do Seu poder e fidelidade.  Também, estamos aqui hoje celebrando seus 80 anos por causa da cooperação, obediência, e fidelidade de muitos servos do Senhor.  
         Esses servos ficavam sempre ligados à Palavra da Vida, crendo, vivendo, defendendo, e ensinando essa revelação eterna de Deus.  Eles também se dedicavam à disciplina da oração, assim indicando sua constante dependência de Deus por tudo no trabalho sublime do excelente preparo de muitos pastores, missionários e educadores, tudo para a glória de Deus e para o avanço do Seu reino!
         Que Deus abençoe ricamente essa casa de profetas, conferindo à sua diretoria administrativa, ao seu corpo docente e corpo discente, toda a força, sabedoria e recursos necessários para completar sua carreira, até a volta de Cristo, nosso Senhor e Salvador!
Amém!

Pr. Carlos Stoner
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...