quinta-feira, 20 de abril de 2017

PRIMEIRA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DE CODÓ COMEMOROU CINQUENTENÁRIO




 Fundada em 11 de abril de 1967, a Primeira Igreja Cristã Evangélica de Codó, Maranhão, comemorou na semana passada (13) o seu Quinquagésimo Aniversário de organização. Ela é uma das igrejas mais históricas de AICEB.  Um culto festivo em ação de graças foi celebrado para marcar tão faustosa data, que contou com as presenças de ilustres irmãos visitantes dentre eles seus ex-pastores, como Enoque Vieira de Santana, que foi seu pastor logo no início quando veio a se emancipar, como ele próprio diz no Histórico da Igreja, que escreveu.


 O pastor Enoque serviu naquela igreja por duas vezes
clic para ampliar
com um ministério muito longo e frutífero e por ser o pai na fé de muitas famílias tradicionais ainda hoje atuantes na igreja e ter construído o seu belo templo, foi convidado como orador oficial do evento. Outros presentes naquele culto solene que também foram pastores bem sucedidos com ministério abençoado, estavam o Pr. Abidiel Santos, (com a família) o Pr. Elias Azevedo e o Pr. Sebastião de Sousa, hoje em outro ministério. Quem também prestigiaram O jubileu de ouro da ICE de Codó, foram os pastores Onildo Moreira, (Araguaína, TO) antes de consagrado pastor, foi um membro da Igreja, próspero comerciante na cidade e que deu suporte muito importante nos dias da primeira gestão do Pr. Enoque Santana.  De Presidente Dutra vieram para o evento o Pr. Reinaldo Miranda e Educadora Dalva e ainda o genro Pr. Sergio.
clic para ampliar

O pastor da igreja de Codó já com 17 anos de bons serviços prestados  à causa de Deus na AICEB e ao Reino de Deus naquela igreja local, é o querido Pr. Natan Esteves, que agraciou em nome da igreja aos ex-pastores presentes e aos membros mais antigos concedendo-lhes um Certificado de Honra e Fidelidade.
Quem esteve presente representando a denominação AICEB Diretorial Geral foi o presidente Rev. Rivaldo Soares Braga, filho da igreja de família tradicional, neto de um dos fundadores de saudosa memória Coriolano Soares Cortez, muito amigo deste repórter. O Pr. Rivaldo falou da grandeza do momento e lembrou dos dias de criança, adolescente e jovem sempre atuante na igreja quando de lá saiu para o Seminário Cristão Evangélico do Norte em São Luís atendendo o chamado vocacional para o ministério.
Clic para ampliar
Este repórter tem lembrança de ter conhecido a igreja de Codó em 1967, após três meses da sua organização. Foi quando veio de São Luís, em companhia do então Evangelista Enoque Santana, logo após terem participado da criação do I Congresso de Mocidade da Aliança.  Vieram de trem, pois era difícil as viagens de ônibus, como também frisa Enoque no Histórico. Outros jovens que também vieram foram Adão Barros, Elizamar Santos. Todos estes continuam servindo o Senhor no santo ministério em Batalha/PI. Caxias/MA e Brasília DF.

 As Fotos são do arquivo da AICEB
pode clicar nas menores que elas ampliarão.



Aqui também publicamos o HISTÓRICO DA IGREJA DE CADÓ, escrito pelo Pr. Enoque Vieira da Santana:

Foi mais ou menos em 1962, que chegou a Codó o primeiro casal de missionários: professor Roland Davis e sua esposa Eva Davis. Alugaram uma casa na rua Afonso Pena no centro da cidade, e ali começaram as primeiras reuniões. Já morava em Codó, a irmã Eva Carvalhêdo Medeiros, irmã do pastor Cristino Carvalhêdo da ICE de Pedreiras; essa irmã converteu-se no ministério do pastor Cristino e foi a primeira pessoa a cooperar com os missionários. Havia EBD e cultos semanais nesse campo. O missionário Roland ia frequentemente a São Luís para lecionar no Seminário. Quando saiu de Codó, o campo era visitado mensalmente por uma equipe do seminário: seu diretor John Canfield e os estudantes José Vieira, Joventino da Fonseca Filho e Enoque Vieira de Santana. Essa equipe viajou, muitas vezes, em carroceria de caminhão, enfrentando poeira e lama na estrada, que ainda não era asfaltada. Sua hospedagem, frequentemente era no hotel da irmã Narica Carvalhêdo, membro da Igreja Batista, outras vezes se hospedava no Codoense Hotel.

Evangelismo, visitas e trabalho ao ar livre eram as principais atividades de todos. Naqueles dias, além da irmã Eva Carvalhêdo, havia os irmãos : Domingos Menezes, José Maris e sua esposa Lurdes, estes últimos egressos de Colinas. As reuniões eram feitas em domicílios e muitas vezes ao ar livre. Em uma visita feita pela equipe ao senhor Remir Archer, aquele empresário doou o terreno onde se encontra a sede da igreja, na rua Leontino Ramos.

Depois que a equipe fez o seu trabalho, este foi dirigido pelo evangelista Edmundo, que começou a construir o prédio do templo antigo, anos depois,  Escola Betel

Em 1967, no início do ano, chegou a Codó, o recém formado obreiro, Enoque Vieira  de Santana que substituiu o evangelista Edmundo. O trabalho ia crescendo cada dia e com a igreja aconteceu o que a Bíblia afirma  ter ocorrido  na igreja de Jerusalém: “Acrescentava-lhes o Senhor dia a dia os que iam sendo salvos”. Com este crescimento, em pouco tempo a igreja foi organizada. Obreiros que já passaram na igreja ou campo de Codó: Roland Davis e Eva Davis, Edmundo e esposa, Enoque Vieira de Santana e Joana Santana (duas vezes), Joanice Veras (Zuzú ),João Neres, Elias Asevêdo e Maria do Carmo ( duas vezes), Sebastião de Souza e Rita Souza, Raimundo Marques Neto e Isaete, Abdiel Santos e Lindalva Pestana Santos,  Elias Moraes e Ione Moraes, Josué Santos e Suely Santos, Natã Esteves e Sônia Estêves, pastor atual.

Os primeiros crentes: Eva Carvalhêdo, Domingos Escórcio de Meneses e família, Raimundo Escórcio de Meneses e família, Joaquim Bernardo e família, Creuza Carneiro e filhos, Vicente Brás e família, Coriolano Soares Cortez e família, José Maris e família, Neli Silva de Sousa e filhos, Antônio Gomes de Oliveira e família, Antônio Alberto Gomes e família, dona Calú, (mãe da Leonor), Hilquias Pimentel Moura e família, Joaquim Pereira Nunes e família, Garanhoto e família, Manoel da Luz e família, Dorinha e família, Alderina e família, Wiliam e família, Raimundo da Maria de Jesus e família, Ginoca Bonfim, Joaquim Paulo e família, Onildo Moreira e filhos, Maria Braga e filhos, Jacinto, esposo de Maria, Jacinto esposo de Enir e família, João Moreira e filhos, Apolinário e família, Cicero Bias e família, Mamédio Ferreira e família, Mamédio, esposo de Paula, Francinete e filhos, Jose Maria e família e muitos outros, da enorme galeria de servos e servas de Deus, pioneiros do evangelho na nossa história, como Igreja Cristã Evangélica em Codó. Muitos deles já estão com o Senhor Jesus. Amém!

A Primeira Igreja Cristã Evangélica já organizou duas igrejas em Codó: uma no Codó Novo e outra no Mutirão. Tem também uma congregação no Sabiazal. Por isso recebeu o nome de Primeira Igreja, já que agora são três.

O Presidente da AICEB, Pr. Rivaldo Soares Braga, juntamente com sua família, são  oriundos,  da primeira ICE de Codó, onde fez parte do departamento infantil, quando criança; dos Cadetes a Jato, quando adolescente e da Mocidade, quando foi enviado para o seminário e posteriormente para o ministério divino.

Hoje a igreja conta com 155 membros e cerca de 70 congregados.

As Fotos são do arquivo da AICEB





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...