sexta-feira, 6 de novembro de 2015

IGREJAS QUE TRANSFORMAM O MUNDO



IGREJAS QUE TRANSFORMAM O MUNDO

 | Postado sábado, 2 de novembro de 2013

Rev. Ignácio  Pinto
A proposta de a igreja ser instrumento para o mundo, parece ousada, beira à arrogância. Isto obviamente se pensarmos em igreja como instrumento meramente humano. Todavia, antes de sua dimensão institucional, a igreja é espiritual; Carrega em seu genes o poder do Espírito Santo que a faz ousada na proclamação de sua mensagem.
Ao propor-se como canal de transformação, cada cristão apresenta-se como alguém que impactado pelo evangelho da graça, experimenta uma nova dimensão de  vida. Não é uma vida religiosa com ênfase em valores legalistas ou mesmo divorciada das demandas deste mundo. Pelo contrário, deve ter seus pés fincados no chão e olhos abertos a fim de detectar as necessidades das pessoas.
Jesus orou pedindo ao Pai que não retirasse seus discípulos do mundo, mas que os livrasse do mal. Eis aí, portanto, a grande missão da igreja: viver no mundo. E, neste sentido ela deve ser mundana. Sente as carências, dores e dilemas de um mundo totalmente alienado dos céus.Deste modo, a igreja se torna parceira do mundo, pois não somente ressalta seus pecados, mas ajuda-o a reconhecer o caminho deixado por Jesus. A ela compete o papel de ensinar que a corrupção, a imoralidade, o consumismo, o uso de drogas, o acúmulo de riqueza, a pobreza decorrente, a idolatria, a violência, as guerras e etc., são todos valores anti-reino.
Associada a este papel pedagógico, está a própria vida da igreja, Ela não pode ensinar, se não vive radicalmente para o Senhor Jesus. Seu ensino deve ser a verbalização daquilo que o mundo enxerga. Ensino transformador passa inescapavelmente por vidas que não são apenas ideais, mas reais.
A igreja é o sal deste mundo. Conserva, dá sabor e mantém um relacionamento equilibrado. Influencia, jamais é influenciada. Marca presença no mundo e por ele é respeitada. Nas palavras de Jesus, a igreja, embora parceira do mundo, não se contamina com o seu mal.
No fim, o mundo pode até odiá-la, mas por vê-la coerente, haverá sempre de respeitá-la. Esta é a porta para que ele seja transformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...