quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Um pouco sobre Abdoral Fernandes da Silva




Filho de Joaquim Fernandes da Silva e Vitória Alves da Silva, nascido aos 18 de março de 1921 na cidade de São domingos  do Maranhão, Abdoral Fernandes da Silva, veio de uma família não crente, mas pela graça e bondade do Senhor conheceram o evangelho através da vida do casal de missionários canadenses Perrim e Ana Smith, que chegaram àquele local para o trabalho de evangelização. Depois de convertidos, suas vidas eram de casa para a igreja e para o serviço, cuidando da roça e do gado que era a fonte de sustento da família. Não podiam jogar bola, só às escondidas, porque aquela prática era considerada vadiagem; os pais que se prezavam criavam os seus filhos, trabalhando. A única diversão que tinham consistia reunir com os primos e vizinhos mais chegados para contar histórias e brincadeiras de roda para os meninos e meninas. Começou seus estudos aos oito anos de idade, mas sem nenhum reconhecimento oficial.
No ano de 1937 foi mandado como aluno para um Colégio Interno Cristão em Colinas. O colégio foi iniciado pelo casal de missionários ingleses, Dr. Davi e Eva Mills. O objetivo da fundação da escola era com a finalidade de preparar jovens para ajudar  na evangelização. Dr. Davi passava a maior parte do tempo ajudando e servindo a comunidade com seus serviços médicos e quando chegava em casa dava aula de religião e sua esposa ministrava as outras matérias.
A conversão de Abdoral Fernandes aconteceu depois de uma briga dentro do colégio, com o seu primo Doca Bina, depois de ferir seu primo ficou arrependido, e com receio do castigo, afastou-se para um lugar isolado do colégio. Eva Mills vendo de longe o seu sofrimento o acompanhou e juntos conversaram sobre Jesus. Então nesse mesmo momento ela perguntou se ele aceitava Jesus como Salvador de sua vida, no mesmo instante Abdoral sentiu o toque do Espírito Santo em seu coração e aceitou Jesus. Esse episódio tão importante em sua vida aconteceu no fim do período escolar no ano de 1938.
De volta para sua casa começou a trabalhar e teve seu primeiro salário onde sentiu o desejo de continuar seus estudos, provavelmente em Belém do Pará, onde um dos seus primos estava trabalhando.
Chegou o tempo da convenção anual de Barra do Corda. Ele deseja participar, fazer contatos com pessoas diferentes, onde iam várias pessoas de muitos lugares, inclusive de Belém, onde dali seguiam viagem. Mas foi aí que Deus mudou os planos de Abdoral. A convenção era nas instalações do Instituto Bíblico, um ambiente agradável e alegre e de muita comunhão espiritual. Em uma das noites da convenção espiritual, o preletor deu muito ênfase à certeza da brevidade da vinda de Jesus e  questionou se quem estava ali desejava entregar sua vida para o serviço de Deus. Foi neste momento que o amado pastor Abdoral começou uma terrível luta espiritual diante do desafio ouvido.  Não conseguindo resistir no final da convenção se rendeu e foi à frente dedicando-se ao serviço do Mestre.  Abdoral sentiu um alívio pela decisão tomada e só chegou a saber depois que durante todos aqueles dias sua irmã Raquel, sua cunhada Margarida e dona Eva Mills estavam orando, pedindo que Deus falasse ao seu coração e foi o que aconteceu. A partir dali sua vida tomou rumo diferente, o rumo que Deus tinha pra ele.
Logo seguiu para estudar no Instituto Bíblico, onde era um local muito rígido e teria que mudar seus hábitos e vontades. Terminou seu curso em julho de 1944 e foi convidado para permanecer no Instituto  como censor da casa dos rapazes e professor de português no curso preparatório pelo resto daquele ano. Foi quando  percebeu que  precisava  daquela experiência para melhor se avaliar face do que Deus tinha dali em diante para ele fazer.
Deus o conduziu para um colégio presbiteriano em Pernambuco, onde chegando lá foi bem recebido e logo recebeu o convite para ser auxiliar do diretor do internato masculino na função de censor dos rapazes. Foi um período difícil, mas sempre teve a convicção da promessa de Deus antes de sair de sua casa. “Eu estarei contigo por onde quer que fores” foi um ano que trouxe muitas oportunidades e também provas que ajudaram seu fortalecimento de caráter como obreiro. Neste mesmo ano foi convidado a cuidar da congregação do bairro Heliópolis naquela cidade. A congregação era composta de pessoas der mais experiência, em grande parte da classe média. Pouco tempo depois teve que partir para Fortaleza em busca de mais conhecimento. Não conseguindo alcançar seu objetivo resolveu retornar para o Instituto Bíblico em Barra do Corda, onde já tinha sido convidado.
Uma bela e linda amizade nasceu entre Abdoral e Lídia quando ainda eram crianças no colégio interno em Colinas. Mas, foi chegando no Instituto Bíblico em Barra do Corda, que despertou a paixão entre o casal, pois Lídia Cavalcante morava no Instituto Bíblico, pois trabalhava como professora. Muitas barreiras impediam que se aproximassem, mas o desejo de Deus em formar uma família na vida deles era maior e suportaram todas as dificuldades. Foi então no dia 9 de dezembro de 1946 que selaram seu compromisso de noivado e no dia 31 de dezembro de 1947 estavam celebrando sua união e selando um compromisso diante de Deus e de algumas testemunhas de estarem juntos até que Deus os permitisse. Ali começou uma nova jornada na vida daqueles servos que muito se doaram para a expansão do Reino.
Pastor Abdoral e Lídia tiveram seus filhos e os criaram no caminho do Senhor. Começou seu ministério de pastoreio na primeira Igreja Cristã Evangélica de barra do Corda, onde desenvolveu um trabalho juntamente com os irmãos daquela igreja e formaram algumas congregações nas proximidades da mesma. Em 1957 foi convidado para a direção do Instituto Bíblico em São Luís como diretor interino. No início foi sozinho e a família ficou em Barra do Corda, mas alguns anos depois a levou para junto de si em São Luís.
Ajudou na fundação da igreja em Aurora e Centro em São Luís do Maranhão. No ano de 1960 em convenção geral da AICEB foi eleito como presidente. Foi um ano marcante para o pastor Abdoral, pois tinha muitas atribuições e responsabilidades na família, na igreja e no Instituto Bíblico que na época estava se tornando o Seminário Cristã Evangélica do Norte, pois precisava de muitos cuidados e atenção. Mesmo assim aceitou o desafio e viajou para vários lugares como representante da AICEB dentro do Brasil e em vários países. Sua família sempre o apoiando e Deus sempre os conduzindo.
Em fevereiro de 1982 foi aposentado por tempo de serviço no seminário e também substituído na presidência da AICEB, pelo amado pastor Abidiel Santos em 1981 assim, o deixava mais livre de atividades onde poderia se dedicar integralmente ao ministério da igreja como pastor.  Com os filhos já grandes e todos independentes, estava mais tranquila a jornada.
Em julho de 1991 foi jubilado como pastor efetivo, mas graciosamente a igreja lhe concedeu o título de Pastor Emérito na igreja Cristã Evangélica do Centro/ São Luís, onde exerceu ministério mais de 20 anos desde sua fundação.
O dia 30 de Dezembro de 1996, foi um dia especial para o pastor Abdoral e sua esposa Lídia, pois comemoraram bodas de ouro em família. 50 anos juntos servindo ao Senhor na seara fielmente.
Sua amada esposa partiu para o Senhor no dia 29 de março de 2008, deixando saudades e um legado a ser seguido.
Pastor Aboral já era de idade e sua saúde não era mais a mesma, enfrentando assim muitos problemas, quando na manhã do dia 14 de janeiro de 2015, o Senhor o levou para junto de Si, deixando saudades e um exemplo de homem fiel a Deus, à família, ao seu ministério e amigos, realmente um servo exemplar. Pastor Aboral completou sua carreira aqui nesta terra e guardou a fé.  Foi um servo temente obediente à Palavra do Senhor, podendo ser considerado um obreiro aprovado e que muito contribuiu para a expansão do Reino e a continuação da nossa denominação AICEB.



Resumo do livro: A vida de um servo.  Autor: Aboral F. Silva 

ESTE resumo foi extraído do livro: “A vida de um servo”  pela irmã Maria Rita Cerqueira Louseiro, diretora da Revista EBENÉZER e publicado na Edição: ano 39 /Julho a Setembro-2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...