segunda-feira, 5 de março de 2018

HISTORIA DA 1ª IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA EM BREVES, PARÁ RELATADA NO CULTO ESPECIAL DE CELEBRAÇÃO DOS SEUS 71 ANOS.



Para comemorar 71 anos de fundação a Igreja Cristã Evangélica de Breves, Pará,  reuniu nos dias (24 e 25/02)  grande aglomeração de membros, congregados e visitantes em uma grande conferencia espiritual. Foi pregador oficial o Pr. Afonso Wanderley Junior, pastor de uma igreja da AICEB no Distrito Federal.
A Igreja de Breves com 800 membros é pastoreada pelos pastores João Duarte de Alencar e Fernando Oliveira, com vários obreiros auxiliares e dirigentes com 11 congregações espalhadas por toda a extensão da Ilha do Marajó. 
A igreja está trabalhando no  projeto da construção de um mega templo.  Os dias de conferência foi uma bênção.
Aqui passamos a publicar o Histórico da Igreja de Breves, mostrando suas lutas, suas grandes vitórias. Vale a pena você conhecer a história de mais uma igreja da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB) que avança na proclamação de JESUS CRISTO, NOSSO FUNDAMENTO.
Continue lendo clicando em baixo
 “Quando teu filho no futuro te perguntar, dizendo: que significam os testemunhos e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou? Então dirás a teu filho: éramos escravos de Faraó no Egito: porém o Senhor de lá nos tirou com poderosa mão”. Deuteronômio 6:20 a 25.
Já se passaram 71 anos desde que o casal de missionários Roberto e Rosimere Cunninghan, desembarcaram em terras Brevenses para anunciar a Palavra de Deus. Era o dia 16 de Fevereiro de 1947, quando a semente da Palavra de Deus foi lançada, naqueles dias apenas um pequeno grupo de pessoas uniram-se ao casal que foram os pioneiros na consolidação do trabalho da Igreja Cristã Evangélica em Breves.
O casal Roberto e Rosimere Cunninghan, pertencentes a Missão Cristã Evangélica no Brasil - MICEB, então conhecida como “Cruzada de Evangelização Mundial no Brasil” chegam a Breves e passam a realizar reuniões em sua residência, com media de cinco ouvintes. Com a persistência do casal que convidava as pessoas para os estudos bíblicos, foram surgindo os frutos desse trabalho.
Assim os primeiros membros da Igreja nascente foram da família Diniz, a saber: Diniz e sua esposa Zeca, Epaminondas e Justino Diniz e sua esposa Luciana Pimenta Diniz, Felizardo e Josefina Diniz, Joaquina Diniz, Eunice e Carlos Diniz, o cego Tobias, bem como Maria Baia.
A partir desses irmãos, inicia-se a 1ª Igreja Evangélica em Breves.
Nessa época não havia nenhuma igreja evangélica na cidade. Somos assim, os pioneiros a anunciar as boas novas do reino de Deus em Breves.
Depoimentos dizem que o senhor Roberto era alto, magro, voz forte, excelente pregador, o que atraia as pessoas para ouvirem seus sermões. Era muito popular na cidade e mantinha boa relação com a sociedade da época.
Não se limitou a pregar o evangelho apenas na cidade de Breves, mas fazia viagens ao rio Parnaúba, município de Bagre e ao rio Piriá em Curralinho, bem como, viajava pelos rios no município de Breves. Essas viagens eram feitas no barco “Colaborador”.
Os primeiros diáconos da Igreja foram os irmãos Epaminondas e Justino Diniz.
Anos depois a Igreja foi afiliada a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil – AICEB.
Ainda hoje estão entre nós os pioneiros desse trabalho:, Silvano Macedo e Sebastião Cardoso.
UMA VISÃO EDUCACIONAL:
O Internato Evangélico Amazônico
Com o desenvolvimento do trabalho evangelístico e a consolidação da plantação da Igreja Cristã, o senhor Roberto Cunninghan, observou que não havia nenhuma escola na cidade e o índice de analfabetismo era muito alto, desse modo, no ano de 1949 foi fundada a primeira escola secular em Breves “O Internato Evangélico Amazônico” que como o nome já diz, funcionava em regime interno dos alunos, mas que também tinha estudantes externos, a primeira diretora da escola foi a missionária inglesa Eva Mills.
Os professores vieram de outros estados e países como as Americanas: Aine Johnson, Dorotéia Saralie Searabelle. A japonesa Evelim Sakata. A Inglesa Mery Westh. A Paulista Noemia Jurevita. A paraense Alice Viana Cardoso. Olga Falcão, Terezinha Soares de Oliveira, Rosa Amélia Alves Cardoso e seu esposo João José Cardoso do Estado do Maranhão, que vieram assumir a direção da escola com a saída dos fundadores.
O internato localizava-se onde hoje é o Fórum da Comarca de Breves na avenida Rio Branco, esquina com Paes de Carvalho. Do outro lado da rua onde hoje fica a loja Marajó Informática até a loja o Boticário – era a residência do casal fundador.
Na área da cidade nova – avenida Portel, localizava-se uma fazenda de gado do senhor Francisco Leite e foi comprada para construir a residência do senhor Roberto Cunninghan, que também servia de alojamento dos meninos. Nas proximidades da residência da senhora Ana Nova, havia roças de mandioca, macaxeira, canteiros com verduras e o mais que se planta na roça. Suas filhas Lourdes, Nenê e Marina eram professoras e cuidavam das roupas dos moradores do internato.
As crianças que chegavam na idade de 1 à 14 anos, eram separadas por faixa etária da seguinte maneira:
1 à 7 anos - eram chamados de Violetas.
8 à 11 anos - tinham o nome de Magnólias.
12 à 14 anos - eram as rosas – nessa casa ficavam as meninas.
Para cada grupo havia missionários responsáveis que cuidavam das crianças.
Os alunos chegavam do Estado do Maranhão e das cidades de Altamira, Porto de Mós, Alenquer e Belém do Pará.
Em Breves nessa época não havia energia elétrica e nem água encanada e o único hospital existente pertencia ao governo federal, era de boa qualidade e com bons médicos, que prestavam assistência aos alunos do internato.
Nos primeiros anos de funcionamento do Internato, tudo era gratuito aos alunos, como as despesas aumentaram a cada ano, com o crescente numero de alunos, passou-se a cobrar uma mensalidade para ajudar na manutenção dos cursos. Anos depois, com o surgimento de outras escolas na cidade, onde o ensino era gratuito, os alunos diminuíram e o regime externo foi encerrado no ano de 1967, ficando somente o regime interno, e no ano de 1970, com poucos recursos e sem o apoio governamental o Internato Evangélico Amazônico fechou as portas definitivamente. Ficando desses tempos às historias e as saudades.
Dentre tantas pessoas que estudaram no internato e que ocupam posição de destaque em nossa sociedade, podemos mencionar: Os irmãos: Nelson, Nazaré e João Pacheco. Adilson e Vivaldo Almeida. Paulo Sérgio e Célio Vale e Nilson do Vale Filho. Wilson Frazão Filho e Ruth Helena Frazão. Roberto Furtado. Paulo Renato, Geraldo, Vicentinho, Benedito e Valdeny Bandeira Ferreira. Edilberto, Edna, Ednéia Pimenta Diniz. Alice Viana Cardoso. Luzia e Francisco Cardoso, Maria de Lourdes Cardoso, Sebastião Cardoso Filho, entre outros.
Destaca-se ainda que com o desejo de proporcionar educação as crianças e jovens Brevenses, foi criada a primeira escola de Datilografia de Breves, com o nome Ebenézer.
A 1ª IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA – HOJE...
Membros: 800
Congregações:
Congregação Ebenézer: Avenida Bagre, 467 – Cidade Nova;
Congregação Manaim: final da Avenida Rio Branco – Aeroporto;
Congregação Shalom: Francisco José da Rocha com Dr. Teixeira da Costa – Paraíso;
Congregação Manancial Celeste: Rio Pararijós;
Congregação Deus Proverá: Rio Buiussú;
Congregação Monte Carmelo: Rio Ituquará;
Congregação Salmo 40: Rio Patauateua;
Congregação Filadélfia: Estrada PA 159 kl. 12;
Congregação Nova Canaã: Rio Caruaca.
Congregação Nova Esperança: Alto Rio Guajará.
Congregação Efraim: Paes de Carvalho – Cidade Nova II.
Ministério Pastoral:
Pr. João Duarte de Alencar – Presidente.
Pr. Luiz Fernando dos Santos Oliveira – Vice - Presidente.
Pr. Joelson Almeida Ferreira.
Pr. José Afonso Martins de Moraes.
Pr. Clovis Monteiro dos Santos.
Pr. Antônio Nelson Castelo Pacheco
Pr. Reginaldo Borges
Pr. Carlos da Silva Borges.
Pr. Cassio Andretti.
Pr. Armando Junior
Pr. Antonio Pantoja
Pr. Ismael Guedes
Pr. Delson Carneiro
Dirigente: Manoel Pontes
Dirigente: Ezeniel
Dirigente: Manoel Guedes
Com o crescimento do trabalho, o templo onde nos reunimos atualmente ficou pequeno para acolher todos os membros. Diante disso, iniciamos o planejamento da construção do novo Templo para melhor receber os membros e visitantes na Igreja, um projeto arrojado e moderno, que contemplará espaço de reuniões, celebração dos cultos públicos, administração e área de convivência.
Nossa característica durante os anos tem sido pregar o evangelho genuíno da Palavra de Deus, orientando os fiéis a viverem de maneira digna, justa e sensatamente, mantendo a postura ética, moral e espiritual, diante de Deus e todos os homens.
Com o firme proposito de amá-lo, obedecê-lo e servi-lo. Hoje podemos todos proclamar: "Até aqui nos ajudou o Senhor". Louvado seja seu santo nome!!!

















Fotos: Arquivo da ICEB

3 comentários:

  1. Tudo o que posso dizer é obrigada Senhor Deus! Louvado seja o teu Santo e Exelço Nome!!

    ResponderExcluir
  2. Fui interno neste colégio em 1950.Gostaria muito de fazer contato com alguem que seja desta época ou que tenha informações sobre aqueles tempos maravilhosos.
    Estou escrevendo uma autobiografia onde descrevo a nossa vida naquela instituição.
    Muito obrigado
    meu telefone é 91 98237 7475 e email bbmoreira1943@gmail.com
    Benedito Moreira dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Fui interno neste colégio em 1950.Gostaria muito de fazer contato com alguem que seja desta época ou que tenha informações sobre aqueles tempos maravilhosos.
    Estou escrevendo uma autobiografia onde descrevo a nossa vida naquela instituição.
    Muito obrigado
    meu telefone é 91 98237 7475 e email bbmoreira1943@gmail.com
    Benedito Moreira dos Santos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...